segunda-feira, março 13, 2017

Documentário Temporada de caça, de Rita Moreira



CAÇA AOS VEADOS

Via Intelectuais do Brasil

Enquanto o Brasil vivia o período da redemocratização, a ditadura parece nunca ter acabado para LGBTs. Esse vídeo escancara como a violência e preconceito contra essa população eram normais há menos de 30 anos atrás. Com apoio das massas, o governo de São Paulo colocou sua polícia para aterrorizar travestis e minorias sexuais, criando políticas discriminatórias sob a velha justificativa de "preservar a família, a moral e os bons costumes", enquanto grupos fascistas promoviam uma "limpeza social" com crimes de ódio, respaldados pela impunidade e pelo total acobertamento da mídia.

Lembrado como um líder carismático, populista e por tomar medidas de pouca importância, como proibir desfiles de biquíni, não consta nos livros de história que o ex-presidente Jânio Quadros perseguiu e exterminou LGBTs enquanto esteve à frente da prefeitura de São Paulo, na chamada Operação Tarântula.
Temos muito para aprender com esse vídeo. Precisamos entender que a a violência das ruas não ocorre por causa de um indivíduo ou um grupo isolado de pessoas más, e sim, porque existe uma estrutura (igrejas, governo, polícias, mídia) que lhe autoriza. Que essa violência existe ainda hoje, pois as travestis nunca deixaram de ser marginalizadas e massacradas. Que nossos direitos não caíram do céu e não são eternos. E que se não nos levantarmos agora, nada impede que voltemos a viver nesses tempos sombrios...

PELA RECUPERAÇÃO DA HISTÓRIA DA COMUNIDADE LGBT BRASILEIRA!
QUE A VERDADE CONSTE NOS LIVROS DE HISTÓRIA!
_
_
Trecho do documentário "Temporada de Caça", de Rita Moreira (1988)

Nenhum comentário: