segunda-feira, novembro 09, 2015

Outro Sertão, de Adriana Jacobsen e Sorais Vilela (2013)



“Outro Sertão” é um documentário sobre a estadia de João Guimarães Rosa na Alemanha nazista. O filme resgata a experiência do então vice-cônsul em Hamburgo entre 1938 e 1942. Através de seus escritos, bem como de imagens de arquivo da época, documentos, testemunhos de pessoas que o conheceram e uma entrevista inédita com o próprio escritor, o documentário revela novos aspectos de sua biografia. Dividido em capítulos - a chegada, o amigo, o diário, o escritor, o diplomata, o alarme e a partida - o filme rastreia os quatro anos vividos por João Guimarães Rosa em Hamburgo. Imagens, em grande parte feitos por amadores alheios à estética oficial da propaganda nazista, esboçam o cenário no qual ele viveu. Trechos de cartas, contos e anotações em off revelam suas impressões pessoais. Documentos inéditos (alemães e brasileiros) e testemunhos de judeus que fugiram para o Brasil por Hamburgo, bem como de amigos e críticos, recriam a experiência de João Guimarães Rosa na Alemanha.

Outro Sertão (doc., Brasil, 2013, 73 min.)
Direção e Roteiro: Adriana Jacobsen e Soraia Vilela
Produção executiva Beatriz Lindenberg
Fotografia: Jacob Solitrenick, Yoliswa Gärtig, Roberto Manhães Reis, Thomas Keller, Adrian Cooper, Fernando Coster e Adriana Jacobsen
Montagem: Isabela Monteiro de Castro
Trilha: O Grivo
Motion graphics: Estúdio Rogério Costa
Voz escritor: Rodolfo Vaz
Voz documentos oficiais: Hans Pfeifer
Produtora: Galpão Produções / Instituto Marlin Azul
Motion graphics: Estúdio Rogério Costa
Coprodução: Galpão Produções / Instituto Marlin Azul
Realização: Adriana Jacobsen e Soraia Vilela
Participações: 46 Festival de Brasília 2013, Prêmio Especial do Júri. Seleção Oficial da 37a Mostra Internacional de Cinema de SP 2013.
vilela_jacobsen@yahoo.de
facebook.com/OutroSertao

[Ansioso para assistir a este documentário sobre Guimarães Rosa. E descobri que Susane tem, pois é amiga de uma das diretoras].

Nenhum comentário: