segunda-feira, setembro 28, 2015

ANATOMIA DO CONTO

ANATOMIA DO CONTO é um blogue literário de reflexão crítica e conteúdo informativo sobre a narrativa curta de viés ficcional, convencionalmente, definida por conto. Trata-se de uma publicação em meio eletrônico, sem fins lucrativos e aberto à contribuição para disponibilização de biografias, bibliografias, entrevistas, ensaios, resenhas, orelhas, notas e fragmentos sobre autores e obras. Seu objetivo é difundir informação e fomentar a discussão sobre literatura em língua portuguesa e disponibilizar a pesquisadores, críticos, professores, estudantes e público geral, textos, imagens, vídeos, áudio e outras formas relacionadas ao relato breve.

Seu objeto de estudo é a produção literária contemporânea de caráter individual (autores e obras) ou coletivas (antologias, coletâneas), bem como aspectos não contemplados normalmente pelos estudos literários, produção gráfica (formatos, diagramação), o papel dos editores e do mercado editorial, a difusão de obras e sua recepção junto ao público.

Visando a uma ampliação da discussão crítica sobre a gênese, evolução e atualidade de um gênero muitas vezes preterido nos estudos literários, Anatomia do conto foi concebido pelo crítico e pesquisador Eduardo de Araújo Teixeira  no Programa Avançado de Cultura Contemporânea da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PACC-UFRJ), com o apoio da CAPES/FAPERJ, dentro do projeto “Narrativas de transgressão - A representação da periferia em Fernando Bonassi, Ferréz, Marçal Aquino e Marcelino Freire”.

As áreas de conhecimento que norteiam ANATOMIA DO CONTO são Teoria e Crítica Literária, Estudos Comparados, Literatura Comparada, Estudos Culturais e Jornalismo Cultural.

BIOGRAFIA

Eduardo de Araújo Teixeira possui graduação em Letras pelo Centro Universitário Fundação Santo André (1997) e doutorado em Letras (Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa) pela USP (2006). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, Portuguesa e Africana, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos comparados de literaturas; análise e crítica (estudos sobre o conto); relações entre literatura, cinema, música e cultura popular. Formado pela Escola Livre de Cinema de Santo André em Cinema e Roteiro, é documentarista e atua também na área de Cinema/Vídeo em criação de roteiro; direção e crítica cinematográfica. Editor dos blogues Revide e Escritos Pós-utópicos, colabora, igualmente, como ensaísta em diversas revistas eletrônicas sobre Arte (SoulArt) e Teatro (Questão de Crítica). É professor voluntário da ONG Instituto Henfil, onde leciona Literatura, Redação e Interpretação textual desde 2000. Ministrou curso de pós-graduação em Estudos Linguísticos e Literários no Centro Universitário Fundação Santo André, nas disciplinas por ele formuladas: “Pós-utópicos: a nova literatura brasileira (sobre produção contemporânea), Literatura e Mito, Literatura e outras artes (conexões e intersecções). Ministra workshops sobre literatura africana (CUFSA) e Mário de Andrade (Casa das Rosas). Foi um dos vencedor do Prêmio Rumos/Itaú Cultural (2007) com o tema “Marcelino Freire: entre o rap e o repente”. Atualmente é pesquisador na pós-graduação em Estudos Culturais do Programa Avançado de Cultura Contemporânea da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PACC-UFRJ), sob supervisão de Heloísa Buarque de Hollanda. É editor do blogue Anatomia do Conto.


Nenhum comentário: