segunda-feira, dezembro 09, 2013

A arte de Eduardo Recife

Procurando fontes tipográficas, esbarrei num sujeito que fazia "letras" incríveis. Depois descobri suas ilustrações fantásticas. Posteriormente - o nome já dava um indício - descobri que era um grande artista, ilustrador, tipógrafo, design gráfico brasileiro, internacionalmente reconhecido. 



Os trabalhos de Eduardo Recife que estarrecem. E de repente, descubro que ele reverbera e é conhecido no mundo inteiro. Mas, por que tão pouco no Brasil?

Soube agora de um trabalho que fez para a copa 2014. Colo o texto de onde tirei que apresenta uma entrevista. Ora dessas, sento e escrevo um ensaio "pensando" o seu estilo. E a ambição de um dia ter um trabalho dele ilustrado a capa de um libro meu.



Eduardo Recife é um artista brasileiro, ilustrador, designer gráfico e tipógrafo. Recife trabalhou para o The New York Times, Entertainment Weekly, HBO e Showtime. Os meios utilizados para compor seu trabalho oscilam entre o lápis, a pintura, a fotografia, a colagem e o computador. As ilustrações do artista têm um toque vintage característico, como comenta: 

"Eu acho que os trabalhos gráficos antigos eram incrivelmente mais bonitos do que os que temos hoje. Eram mais poéticos e as cores mais atraentes. Ao longo de toda a minha vida gostei de coisas antigas. Quando era mais jovem, costumava usar roupas usadas e sapatos dos meus primos mais velhos, e eu os amava! Até hoje gosto de camisetas vintage. O vintage traz a sensação de que o trabalho foi tocado pelas mãos do tempo ou do artista. De alguma forma, as linhas limpas do computador me incomodam, uma vez que me parecem frias e mecânicas. A maioria das minhas colagens digitais são processadas ​​manualmente: crio texturas, manchas, riscos, rabiscos, e muito mais. Eu utilizo o computador para me ajudar a compor – não para me tornar escravo do mouse e da cadeira". 



O trabalho de Eduardo Recife para a Edição de Arte Impressa Oficial da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™ retrata um periquito malabarista, brincando com uma bola de futebol ao fundo de uma bandeira do Brasil em cores invertidas.


Link para os sites dele. AQUI e AQUI.

Um comentário: