sexta-feira, outubro 25, 2013

Um email do DJALMA

EDU querido, onde andas?

Estou maravilhado com o "Breviário do Brasil" da Agustina Bessa-Luís.  Ela viaja pelo... por tudo; geograficamente, pelo Brasil.

Até a divina AGUSTINA ao chegar em Manaus perde os parâmetros, quá!  Descontrola-se.  Consegue escrever os melhores trechos do livro; entretanto, como Deus sempre vem acompanhado do demônio, também escreve os piores.  Tal a confusão mental que lhe provocam humidade  e calor, e chuvas só semelhantes àquelas "no sopé do Monte Ararat"...

"A parte mais interessante do Brasil não pode ser localizada por uma excursão de burgueses que se movem por admirações históricas e colectivas e que esperam sempre ser recebidos como vice-reis porque pagaram a viagem. O Brasil não se deixa ver, nem ouvir, senão por assombração.  Temos de ter o sentido do fantasma que anda misturado à multidão, para perceber as coisas que não são equívoco no Brasil.  Primeiro que tudo, a sua natureza trágica."

E, adiante, ainda em Manaus:

"Eu propus-me escrever um livro carinhoso e breve que traçasse o desenho dos meus passos aqui no Brasil.  Mas este país é tão grandioso e cheio de sublimes encostas para vencer (umas botânicas, outras religiosas, outras históricas), que não me entendo com poucas palavras.  O verbo fez-se de admiração; o silêncio fez-se da culpa.  Para onde quer que me volte, tenho que crer e admirar.  Gente boa, que até Lampião tinha sentimento no coração errante; gente de muitas almas e conversas, em que brilham espaços de grandeza onde não entra a perversidade dos estudiosos e dos feitos para governar.  Povo a quem o canto assombra como se viesse do céu."

Lindo demais! A PORTUGA é um gigante.
beijinhos grandes, saudades,

DJ.ALMA

Nenhum comentário: