quarta-feira, dezembro 12, 2012

Vinco


Eu que me posto exato entre teus lábios
determino teu centro
sou teu vinco
finco estandarte em teu terreno tenro
em teu terreno tenro
em teu terreno tenro, em teu terreno

Tu de par em par
e essa passarela
da veia de tua fronte até o vazio
entre teus pés
teus pés outrora doces
hoje amargados de asperezas
passos
ásperos passos
pássaros sem fio
que obrigas-te evocar
em danças ansas
danças que danças e lanças pra longe
de mim, de mim, de mim, de mim, de mim

Mesmo assim,
no fundo império
no teu meio
china gaucha pampera prenda minha
palavras castelhanas, lhanas, lhanas
as terras tenras
pés de terra e fluidos
terra que sente o próprio gosto
terra
vermelha e rosa de pétala íntima
mas terra onde eu hasteio uma nação
de desfazer-me o meu eu eu eu eu.

Caetano Veloso




[Para quem não entender do que trata esse blues lânguido, quase monótono ou cheio de enlevo do novo cd do Caetano, Abraçaço, vai a dica:

"A origem do mundo", de Gustave Courbet

[Outro lance, é mais uma música dedicada a uma musa. As referências à bailarina e a palavras espanholas estão, claro, relacionados a sua atual namorada bailarina e atriz argentina Natália Mendez]z

Nenhum comentário: